Matityah 14

1. Seis dias depois, tomou Yeshua consigo a Kefá, e a Ya’akov, e a Yochanan, seu irmão, e os conduziu a um alto monte onde ele oraria,
2. E quando estava orando, foi transformado diante deles; e a pele do seu rosto brilhava como o sol, e a sua roupa se tornou branca como neve.
3. E Kefá e seus irmãos estavam dormindo. Dormindo, porém não dormindo. Despertos, porém não despertos. Eles viram o seu corpo.
4. Estavam, todavia falando, eis que uma nuvem luminosa os cobriu, e se espalhou grandemente. E quando estavam no meio da nuvem, saiu de dentro da nuvem uma voz que dizia: Eis que este é meu filho, meu amado, meu deleite está nele; escutai a ele.
5. E os discípulos, a ouviram e se prostraram sobre seus rostos até o chão e temeram muito.
6. E quando cessou a voz, Yeshua lhes disse: Levantam-se, não temam.
7. E eles levantaram seus olhos, e não viram a nada senão a Yeshua somente.
8. E Yeshua desceu do monte e lhes mandou dizendo: Não contem nada da visão que tens visto até que o filho do homem se haja levantado da morte.
9. E seus discípulos lhe perguntaram: Por que os sábios dizem que Elyah virá primeiro?
10. E então ele lhes respondeu e disse: Em verdade Elyah virá e salvará todo o mundo;
11. E sucedeu quando chegaram às multidões, que veio ante ele um homem e caiu de joelhos,
12. E disse: Meu rabi, tem misericórdia de mim e compadece de meu filho que está aterrorizado por um espírito maligno e está muito doente; range seus dentes e sai espuma de sua boca, se sacode no chão, e por vezes cai no fogo, e por vezes na água;
13. E trouxe-o a teus discípulos, porém não puderam curá-lo.
14. E Yeshua, respondendo, disse: Geração má! Aí de vocês que negam! Até quando estarei convosco? Até quando suportarei seus problemas? Traguem-no!
15. E o trouxeram e imediatamente quando Yeshua o olhou, o satan o subjugou e o atirou no chão, e começou a rolar ao povo e a espumar.
16. E Yeshua lhe perguntou ao pai do menino: Desde quando o Satan o tem tomado? O pai lhe respondeu: Desde certo tempo e até mais.
17. E frequentemente o atira no fogo ou na água para destruí-lo se fosse possível. Rabi, se podes ajudar-lhe de alguma maneira, ajudai-o. Então o homem encontrou favor a seus olhos, e se encheu de compaixão por ele.
18. Ele lhe disse: Se podes crer, poderás realizar qualquer coisa, porque para o que crer todas as coisas são fáceis.
19. Imediatamente o pai do menino clamou com um grito e disse: Rabi, eu creio em verdade ajuda-me conforme a minha emuná.
20. E quando Yeshua viu que a gente se reunia lhe ordenou ao shed e lhe disse: Surdos e deficientes satan olhe que te ordeno que saias daí e adiante não regressando mais.
21. Então o satan saiu gritando e infringindo-o com dor e o menino foi deixado como morto de modo que muitos diziam que estava morto.
22. Yeshua o tomou pela mão, o parou e ele se levantou.
23. Quando Yeshua entrou em casa,
24. Em seguida os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
25. E ele lhes disse: Pela limitação de vossa emuná. Verdadeiramente lhes digo que se tiver em vocês alguma emuná, como um grão de mostarda, se crer, direis a este monte: Aparta-te, e se apartará; e nenhuma coisa, não lhes seria retida.
26. Estavam em Galil e Yeshua disse: O filho do homem será entregue nas mãos dos filhos dos homens;
27. E eles o matarão, porém ao terceiro dia se levantará.
28. E chegaram a K’far’Nachum Marthah, e os coletores de imposto se lhe acercaram de Kefá e lhe disseram: O vosso rabi não segue o costume de pagar os impostos?
29. Assim falaram eles, ele entrou em casa e Yeshua se antecipou dizendo a Kefá: Qual é teu juízo, Kefá, os reis da terra, de quem tomam tributo, de seus filhos, ou de estrangeiros?
30. E lhe respondeu: Dos estrangeiros. Então Yeshua lhe disse: Se é assim os filhos estão isentos. Então disse: Não se desanimem por isto.
31. Ele lhe disse a Kefá: Vai ao mar e encha o anzol de pescar e pesca com ele porque na boca do que aprisionar primeiro encontrarás uma moeda de prata. Isto darás por nós.




Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©