Matityah 16

1. Muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros
2. Depois disso Yeshua disse a seus discípulos: O reino dos CÉUS é semelhante a um homem que é dono de sua casa, que se levantou cedo pela manhã para contratar trabalhadores para sua vinha.
3. E lhes contratou por um denário ao dia e os enviou à sua vinha.
4. E saiu pela hora terceira do dia e viu a outros que estavam desocupados nas praças e nos mercados.
5. E lhes disse: Vão vocês também para a vinha, e lhes darei o que é adequado. E eles foram.
6. E saiu outra vez ao meio dia, e também a hora nona, e fez o mesmo.
7. E saiu na undécima hora, chegou e encontrou a outros que estavam ali e lhes disse: Por que estão desocupados todo o dia?
8. E eles lhe responderam: Nenhum homem nos contratou. E lhes disse: Vão vocês também para a minha vinha.
9. E sucedeu a tarde que disse o senhor da vinha ao mordomo sobre seus trabalhadores: Chama-os para que eu lhes de seus salários. E ele começou com os últimos, e terminou com os primeiros.
10. E os últimos receberam um denário,
11. E os primeiros pensaram que iriam ganhar mais, porém ele lhes deu apenas um denário a cada um.
12. E os primeiros reclamaram contra o dono da vinha.
13. Dizendo: Estes últimos trabalharam uma hora, e os tem feito como nós que temos trabalhado todo no calor.
14. E ele respondeu a um deles: Meu amigo, não te fiz nenhuma injustiça. Não te contratei por um denário?
15. Pegue-o e vá; se eu quero dar a este último como a você, não posso fazer conforme a minha vontade? É mau aos teus olhos quando sou bondoso? Assim que os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos; porque muitos são chamados, mas poucos eleitos.
16. E como se acercava a Yeshua Yerushalayim, chamou a seus doze discípulos em particular e lhes disse:
17. Olhem, vamos subindo a Yerushalayim, e o filho do homem será entregue aos principais sábios e aos sacerdotes, e o condenarão à morte.
18. E também o entregarão aos gentios para golpeá-lo e destruí-lo e ao terceiro dia se levantará.
19. Então veio a esposa de Zavdi com seus filhos fazendo um pedido a ele.
20. E ele disse-lhes: Que desejas? E ela lhe disse: Que ordenes que estes meus dois filhos se sentassem um a tua direita e o outro a tua esquerda em teu reino.
21. E Yeshua lhes respondeu: Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês suportar o sofrimento e a morte que eu vou suportar. E eles disseram: podemos!
22. E ele lhes disse: Bebam o meu cálice. Porém, que se sentem a minha direita ou a minha esquerda não me compete dar a vocês, mas aqueles a quem meu Pai preparou.
23. E os dez ouviram isto e foi um motivo de ira aos seus olhos com relação aos dois irmãos.
24. E Yeshua os acercou a ele e lhes disse: Sabeis que os príncipes dos goyim tem domínio sobre eles e seus grandes buscam submetê-los.
25. Não será assim entre vós; porque o que queira ser grande entre vocês lhes servirá a vocês;
26. E o que deseja entre vocês ser o primeiro será servo de vocês.
27. Assim como o filho do homem não veio para que lhe sirvam, mas para servir e para dar a sua vida em resgate por muitos.
28. Ao sair eles de Yerikó, ia atrás dele uma grande multidão.
29. E eis que dois cegos saíram junto do caminho. Ouviram o barulho da multidão e perguntaram: o que será isto? Se lhes disse: “O profeta Yeshua há Netzáret vem!”.
30. Então gritaram dizendo: Filho de David tem piedade de nós!
31. E a multidão os repreendia, dizendo: calem-se, porém, eles gritavam e diziam: Rabi, filho de David tem misericórdia de nós!
32. E Yeshua, parando, chamou-os, e disse: Que querem que faça por vocês?
33. Eles disseram: Rabi, que se abram nossos olhos.
34. Então Yeshua teve compaixão deles e lhes tocou nos olhos e disse-lhes: Vossa emuná os tem curado. Imediatamente viram e glorificaram a Elohim e o seguiram. E todo o povo glorificou a Elohim por isso.

Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©