Matityah 5

1. Sucedeu que quando desceu Yeshua do monte, grandes multidões vieram atrás dele.
2. E, eis que veio ter com ele um leproso dizendo: Senhor pode curar-me?
3. E estendeu Yeshua sua mão e o tocou dizendo: Eu desejo que sejas purificado! E naquela hora ficou purificado o leproso de sua lepra.
4. E lhe disse Yeshua: Tem cuidado de não falar a nenhum homem, mas vai ao sacerdote para apresentar o sacrifício como mandou Moshê em sua Torá.
5. Sucedeu que entrou em K’far’nachum ha'Marthah e veio a ele um capitão de centenas, e lhe implorou,
6. Dizendo: Senhor, o meu filho jaz em casa com a enfermidade de contração e está débil com a enfermidade.
7. E lhe disse Yeshua: Eu irei e o sararei!
8. E respondeu o capitão de centenas e lhe disse: Senhor eu não sou digno de que tu venhas debaixo do meu teto, só expresse a palavra e ele será curado.
9. Pois eu sou homem pecador e tenho autoridade abaixo dos fariseus, e tenho cavalos e soldados, e digo a um deles: Vai! E ele vai; vem! E ele vem; e a meus servos: Faze isto! E eles o fazem.
10. E ouviu Yeshua e ficou surpreso e aos que o seguiam disse: Verdadeiramente lhes digo: não tenho encontrado uma emuná tão grande em Israel.
11. Pois lhes digo eu a vocês que virão muitos do oriente e do ocidente, e repousarão com Avraham, e Yitz’chak, e Ya’akov, no reino dos CÉUS;
12. Então lhe disse Yeshua ao capitão de centenas: Vai, e como tem acreditado te será feito. E foi curado o menino naquela hora.
13. E naquele tempo, entrou Yeshua na casa de Kefá, e eis que sua sogra estava enferma com febre.
14. E ele lhe tocou na mão e a febre a deixou. E ela se levantou e lhe serviu.
15. E sucedeu naquela hora da tarde que lhe trouxeram os possessos por shedim e ele os curou por a sua palavra somente, e curou todos os enfermos;
16. Para cumprir o que fora dito através de Yesha’yah o profeta:
17. “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e nossas dores sofreu”.
18. E sucedeu depois disto que viu Yeshua grandes multidões em torno de si, e mandou que atravessassem o mar;
19. E veio a ele um sábio e lhe disse: Senhor te seguirei em todo o lugar que fores.
20. E lhe respondeu Yeshua: Para as raposas há covis, e para as aves ninhos, mas para o filho do homem não há lugar onde colocar sua cabeça.
21. E um de seus discípulos lhe disse: permita-me que eu vá enterre a meu pai?
22. Yeshua, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.
23. E sucedeu que quando entrou Yeshua no barco, seus discípulos vieram atrás dele;
24. E no mar se levantou uma grande tempestade, e as ondas vieram por cima em excesso; e se pensava que o barco iria quebrar.
25. E vieram e ele os seus discípulos e pediram dizendo: Senhor nosso, salve-nos não deixe que pereçamos!
26. E ele lhes disse: Por que se olham uns para os outros, vocês pequenos em emuná? Levantou-se e ordenou ao mar e aos ventos que se aquietassem e em seguida se aquietaram.
27. E os homens que estavam ali que viram se maravilharam e disseram: Quem é este que os ventos e o mar fazem sua vontade?
28. E sucedeu que quando ele atravessou o mar e passou pela região a outro lado do mar na província chamada Garguezaní, lhe saíram ali ao encontro dois possuídos por shedim que saiam das tumbas, violentos ao ponto de que nenhum homem podia passar por aquele caminho.
29. E lhe gritaram dizendo: Que tens tu conosco, Yeshua, filho de Elohim? És vindo antes do tempo para atormentar-nos e destruir-nos? E Yeshua lhes disse: Saiam daí, acampamento malvado!
30. E ali em volta deles havia uns rebanhos de muitos porcos pastando.
31. E lhe rogaram os shedim: Já que temos de sair daqui, concede-nos autoridade para entrar nestes porcos?
32. E ele lhes disse: Vão! E saíram os shedim dos homens e entraram nos porcos, e foi todo o rebanho com súbita pressa e se precipitou no mar e morreram nas águas.
33. E temeram os pastores e fugiram e contaram tudo na cidade. E estava assustada toda a cidade.
34. E saíram ao encontro de Yeshua. E o viram e o confrontaram para que não entrassem na fronteira deles.




Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©