Brit Milá

Pacto Eterno


É ordenada por Elohim, na Torá em Bereshit 17:9-14, a Avrahan, a seus descendentes, e aos estrangeiros que com eles se ajuntassem, na sua aliança, por estatuto perpétuo.
Existem ainda outros versos, que mencionam a ordenação para se fazer a circuncisão, nos outros livros da Torá e nos escritos dos profetas.

O Apostolo Matityahu registra claramente a afirmação do Messias Yeshua, com respeito à Torá e os Profetas, no evangelho de Matityahu 5:17-19 onde os versos originais dizem o seguinte:

“Naquele tempo disse Yeshua a seus discípulos: Não pensem que eu vim para anular a Torá, senão praticá-la. Em verdade eu vos digo, que ainda que o céu e a terra passem nem uma letra ou tracinho será abolido da Torá ou dos Neviim, porque tudo será praticado. E o que transgredir uma palavra destes mandamentos e ensinar a outros, será chamado de filho da falsidade no reino dos CÉUS; porém qualquer que os cumprir e ensinar será chamado de grande no reino dos CÉUS.”

Com esta declaração de Yeshua, sendo dita abertamente e em público, qualquer outro argumento do suposto “Novo Testamento” fica impotente com relação ao assunto deste tópico.

Os escritos que compõe o Novo Testamento não tem a autoridade para revogar, anular, questionar ou alterar qualquer letra ou massorética do Tanach.

Os seguimentos do cristianismo dizem que a Lei de Elohim foi abolida, ou que alguns mandamentos de Elohim foram abolidos. No entanto, os ebionitas dizem que a Lei de Elohim (Torá) não foi abolida, e que devemos obedecer a todos os mandamentos da Lei de Elohim, sem exceção. Os ebionitas são os seguidores de Yeshua há Mashiach que não seguiram a heresia de Paulo de Tarso, e continuaram a obedecer a todos os mandamentos da Lei de Elohim, como Yeshua ordenou em Mateus 5:17-19.

Ebionitas


As informações sobre os ebionitas estão escritas nos livros dos pais da igreja.

Os ebionitas dizem que Paulo de Tarso é um apóstata da Lei, e não é um apóstolo de Yeshua há Mashiach.

É necessário obedecer a todos os mandamentos de Elohim, pois é através deles que se consegue a salvação para o Olan HaBáh. Quando o ser humano obedece os mandamentos de Elohim, consequentemente ele o alegra e o agrada. E Elohim sendo agradado, sente prazer em estar perto desta criatura. Mas quando o ser humano desobedece os seus mandamentos, consequentemente provoca seu desgosto, e faz com que a sua própria conduta não se adeque a de Elohim, impedindo assim com que esta criatura possa conviver com Elohim.

Paulo de Tarso em Gálatas 2:21 e 5:2,4,11, disse a heresia de que se alguém praticar a brit milá, esta consequentemente nega Yeshua como Messias. E isto é ridículo, pois quem ordenou a brit milá foi Elohim, e quem ungiu o Mashiach também foi Elohim, de modo que a doutrina de Yeshua é a mesma doutrina de Elohim que foi revelada aos judeu por Moisés na Torá e pelos Profetas.

De modo que a doutrina de Yeshua não pode em hipótese alguma conflitar com a doutrina de Elohim. E por isto, todos os homens, judeus e gentios devem fazer a circuncisão, porque conforme está relatado na Torá em Bereshit 17:9-14, Shemot 12:44, Bamidbar 15:16, todos os estrangeiros devem circuncidar-se antes de comer o passach e não podem comer o pessach sem fazerem a circuncisão, e que em Israel deve haver uma mesma lei para os naturais como para os estrangeiros; e nos escritos dos Profetas em Yeshayahu 52:1 está escrito que após a vinda do Mashiach nenhum incircunciso nem imundo entrará em Yerushalayim. Também em Yehezkel 44:9 diz que nenhum estranho, incircunciso de coração e incircunciso de carne entrará no santuário de Elohim. E novamente o profeta Yeshayahu diz na passagem 56:3-7 que Elohim levará os estrangeiros que se convertem e aderirem a Seu pacto ao seu santuário, e os alegrará na sua casa de oração  e os seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos no seu altar, onde vemos também em Bereshit 17:9-14 que o pacto de Elohim é pacto da brit milá. E também em Zakaryah 14:16 está escrito que no fim dos tempos todas as pessoas que restarem de todas as nações subirão de ano em ano a Yerushalayim para celebrarem a festa de Sukot, o que mostra que os gentios que se converterem a Elohim também serão circuncidados pois caso contrário não poderiam entrar em Yerushalayim, nem no santuário.

Devido a doutrina de Paulo de Tarso, muitos estrangeiros que passam a acreditar em Yeshua como Messias não se circuncidam com medo de negar a Yeshua, pois estão sendo enganados por Paulo de Tarso. Portanto, quem se circuncida não nega Yeshua, pois também Yeshua não veio para destruir a instrução de Moshê.

Nazarenos


Epifânio, em Panarion 29:8:1, relata que além dos ebionitas, o grupo de nazarenos que compactuou com os cristãos ainda continuaram guardando o mandamento de fazer a circuncisão:

7,1 Mas estes sectários quem eu sou agora esboçar desconsiderado o nome de Jesus, e não se chamam Jesseanos, manter o nome de judeus, ou o termo se dizer cristãos, mas sim "Nazarenos'', a partir do nome de lugar, "Nazaré"! No entanto, eles são simplesmente completos judeus.

7,2 Eles não só usam o Novo Testamento, mas o Velho Testamento, assim como os judeus fazem. Para os sectários, ao contrário anterior, eles não repudiam a legislação, os profetas, e os judeus chamam livros Escritos''. ''Eles não têm idéias diferentes, mas confessar tudo exatamente como a Lei proclama-lo e na moda judaica, exceto para sua crença em Cristo, se você por favor! (3) Porque eles reconhecem tanto a ressurreição dos mortos e a criação divina de todas as coisas, e declaram que Deus é um, e que seu filho é Jesus Cristo.

7,4 Eles são treinados para uma minúcia em hebraico. Por entre elas a Lei inteira, os profetas, e os chamados Escritos, quero dizer, os livros poéticos, Reis, Crônicas, Ester e todo o resto são lidos em hebraico, como certamente estão por judeus. (5) Eles são diferentes dos judeus, e diferentes dos cristãos, apenas no seguinte. Eles discordam dos judeus porque eles vieram à fé em Cristo, mas como eles ainda estão agrilhoados pela Lei: circuncisão, o sábado, e o resto, eles não estão de acordo com os cristãos. (6) Como a Cristo, não posso dizer se eles também são prisioneiros da maldade de Cerinto e Merinthus, em considerá-lo como um mero homem, ou se, como a verdade é, se eles afirmam o seu nascimento de Maria pelo Espírito Santo.

7,7 Hoje, esta seita dos Nazarenos é encontrada em Beréia perto Coelesyria, na Decápole perto de Pela, e em Bashanitis no lugar chamado Cocabe-Khokhabe em hebraico. (8) Por que foi o seu lugar de origem, uma vez que todos os discípulos se tinham estabelecido em Pella depois que eles deixaram Jerusalém Cristo disse-lhes para abandonar Jerusalém e retirar-se dele por causa de seu cerco vinda. E se estabeleceram em Peraea por este motivo e, como eu disse, passaram a vida lá. Que era o lugar onde a seita Nazoraean começou.

8,1 Mas eles também estão errados para se vangloriar da circuncisão, e pessoas como eles ainda estão ''sob uma maldição", já que não podem cumprir a lei. Para saber como eles podem cumprir a prestação de Lei," Três vezes ao ano serás tu comparecer perante o Senhor teu Deus, nas festas dos pães ázimos, Tabernáculos e Pentecostes, (2) e as disposições da Lei não pode ser cumprida, qualquer pessoa com senso pode ver que Cristo veio para ser cumpridor, não a lei para destruir a Lei, mas para cumprir a Lei e para levantar a maldição que havia sido colocado na transgressão da lei. (3) Para depois de Moisés tinha dado todos os mandamentos que ele chegou ao ponto do livro e "incluiu o inteiro em uma maldição" com as palavras:''Maldito é aquele que não permanece em todas as palavras que estão escritas neste livro para fazê-las.""

Conclusão


Portanto, é mentira a ideia de que os seguidores de Yeshua nos primeiros séculos eram contrários às leis de  Elohim que estão no Tanach.


Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©