Filiação de Yeshua

Sua descendência


O evangelho de Matityahu dos cristãos, na passagem de Matityahu 1:16-25, se baseia em Yeshayahu 7:14 para fundamentar a doutrina do nascimento virginal, dizendo que Yeshua deve de nascer de uma virgem para se cumprir uma profecia em Yeshayahu  7:14. Porém a profecia de Yeshayahu 7:14 não é messiânica, pois no contexto de passagem de Yeshayahu relata-se o seguinte:

“Então ele disse: Ouvi agora, ó casa de Davi: Pouco vos é afadigardes os homens, senão que também afadigareis ao meu Deus? Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a moça conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem. Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada dos seus dois reis. Porém Javé fará vir sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre a casa de teu pai, pelo rei da Assíria, dias tais, quais nunca vieram, desde o dia em que Efraim se separou de Judá. Porque há de acontecer que naquele dia assobiará Javé às moscas, que há no extremo dos rios do Egito, e às abelhas que estão na terra da Assíria; E todas elas virão, e pousarão nos vales desertos e nas fendas das rochas, e em todos os espinheiros e em todos os arbustos. Naquele mesmo dia rapará o Senhor com uma navalha alugada, que está além do rio, isto é, com o rei da Assíria, a cabeça e os cabelos dos pés; e até a barba totalmente tirará. E sucederá naquele dia que um homem criará uma novilha e duas ovelhas.
E acontecerá que por causa da abundância do leite que elas hão de dar, comerá manteiga; e manteiga e mel comerá todo aquele que restar no meio da terra. Sucederá também naquele dia que todo o lugar, em que houver mil vides, do valor de mil siclos de prata, será para as sarças e para os espinheiros. Com arco e flecha se entrará ali, porque toda a terra será sarças e espinheiros”. - (Isaías 7:13-24).

Portanto, vê-se que o menino relatado em Yeshayahu 7:14 iria nascer logo depois da data em que a profecia foi dita, e que antes que aquele menino soubesse rejeitar o mal e escolher o bem, a terra da Síria e a terra de Samaria seriam desamparadas, sendo que o versículo Yeshayahu 7:16 fala sobre isto claramente, e os versículos Melachim bet 15:29, e 16:9 também relatam claramente que tudo o que está dito em Yeshayahu 7:14-16 se cumpriu naquela mesma época, ao contrário do tempo em que deveria aparecer o Messias, conforme está profetizado por Daniel 9:25,26.

Portanto, vemos que o versículo Yeshayahu 7:14 não se refere ao Messias, e não diz que uma virgem conceberia, mas sim que uma moça conceberia, e vemos também que aquela profecia se cumpriu no tempo do profeta Yeshayahu.
E o versículo Yeshayahu 8:18 mostra que os filhos do profeta Yeshayahu  foram usados por Elohim para sinais e para prodígios, o que demonstra que o menino mencionado em Yeshayahu 7:14 era filho do profeta Isaías, também relatado em Yeshayahu 8:3-4.

O nascimento virginal é uma heresia criada pelas religiões pagãs, e que atualmente se estendeu ao cristianismo devido sua raz romana. Isto se prova pela enorme variação textual em vários manuscritos de Matityahu, comparando-se com a cultura grega de semideuses e a cultura romana do deus Sol.
Os pagãos que eram familiarizados com estas doutrinas corromperam os ensinamentos dos discípulos para apoiarem suas filosofias. Porém, nos escritos dos pais da igreja, relata-se que nos primeiros séculos da era cristã existiam os Judeus prosélitos, Líderes de seguimentos judaicos, e os Ebionitas, que tinham acreditado em Yeshua como Messias mas não acreditavam na heresia da divindade de Jesus, e nem na doutrina do nascimento virginal.

Irineu, em Contra Heresias 21:1, escreve:

“Mas não como alguns alegam, entre aqueles que agora a pretensão de expor a Escritura, [assim]: Eis que uma jovem mulher conceberá e dará à luz um filho, Isaías 7:14 como Theodotion o Éfeso interpretou, e Aquila de Pontus, tanto Judaico prosélitos. Os ebionitas, seguindo estes, afirmam que Ele foi gerado por Joseph”. – (Irineu em Contra Heresias, cap.21:1).

Orígenes contra Celso 2:1, escreve:

“Aqui ele não observou que os judeus convertidos não abandonaram a lei dos seus pais, já que eles vivem de acordo com suas prescrições, recebendo o seu próprio nome da pobreza da lei, de acordo com a acepção literal da palavra; porque ebion significa "pobre" entre os judeus, e esses judeus que receberam Jesus como Cristo são chamados pelo nome de ebionitas.” – (Orígenes (185-254 d.C.), Contra Celso cap.2:1).

Com isto, revela-se que a doutrina do nascimento virginal de Yeshua tem sua origem no paganismo.
Esta contaminação dos pagãos não durou pouco tempo, pois fizeram até mesmo os primeiros cristãos a alterarem os escritos dos apóstolos para basear suas filosofias.

No Evangelho segundo Matityah de Shem Tov consta o seguinte: “E Ya’akov gerou a Yosseph, este Yosseph é o esposo de Miryam, a mãe de Yeshua, o chamado Mashiach”.
No Evangelho segundo Matityah de Du Tillet consta o seguinte: “Ya’akov gerou Yosseph, esposo de Miryam, nasceu Yeshua chamado: Mashiach”.
Nos manuscritos a, g1, k e q da versão latina antiga diz o seguinte: “E Jacó gerou a José, ao qual estava compromissada a virgem Maria, gerou Jesus, o chamado Cristo”.
Segundo “Dialogus Timothei et Aquilae”, relata que Yosseph gerou Yeshua.
Nos manuscritos das versões gregas “Theta” e “Fi”, diz que José gerou Jesus.
No Manuscrito Sirus Sinaiticus da versão Síriaca antiga relata que José gerou Jesus.

Ora, isto tudo mostra claramente que Yosseph gerou Yeshua; e que os primeiros cristãos alteraram os documentos dos apóstolos para imporem suas filosofias. Assim, verifica-se que a doutrina do nascimento virginal de Yeshua ha Netzaret é pagã e totalmente mentirosa.

Algumas pessoas dizem que Yeshua não pode ser filho de Yosseph devido a Yosseph ser filho de Yechonyah, onde Elohim lançou uma maldição sobre Yechonyah (Jeconias) e disse que sua descendência não prosperaria. Porém o próprio Elohim expia esta maldição, e menciona isto ao seu profeta Hagai, (Ageu 2:23).

Outra doutrina contraditória é a da tradução da Peshita-Aramaica, onde diz que Yosseph é na verdade o pai de Miryam. Isto é um imenso equivoco, pois segundo documentos antigos, um deles do século II chamado Caverna dos Tesouros, do padre Éfrem da Síria, é mencionado à genealogia de Miryam (Maria), e menciona que os pais de Maria são Joaquim (Yônâkhir – Eliaquim, da casa de Davi) e Ana (Dînâ – Hanna, filha de Finéias, da tribo de Levi).

Maria também é da descendência de Davi por meio de Salomão. Porque o pai de Joaquim é o mesmo de José, e Joaquim e José são irmãos. Segundo Efrem da Síria em seu livro Caverna dos Tesouros, menciona que os pais de Yosseph são Jacó (Ya’akov) e Adbitá (Hadhbhith, filha de Eleazar). Os que traduzem a Yosseph como pai de Miryam, assim o fazem segamente para quererem conciliar a genealogia do Evangelho de Matityahu com a genealogia do Evangelho de Lucas, coisa que impossivelmente acontecerá.


Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©